Segunda, 20 de novembro de 2017

Histórico

A ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas - é uma entidade de classe fundada em novembro de 1968 com a finalidade de congregar, dentro do País, as empresas que se dedicam à produção, transformação, e comercialização de fibras manufaturadas. Dentro de seus princípios e objetivos básicos tem procurado representar, coordenar e defender os interesses das industrias de fibras químicas perante entidades públicas e privadas nacionais ou internacionais, procurando sempre conciliar os interesses de suas associadas.

Ao longo de seus mais de 40 anos de existência, a ABRAFAS teve a oportunidade de se fazer representar para assuntos de diversas naturezas, diante da Presidência da República, Ministérios, Órgãos de Desenvolvimento Industrial e de Política Aduaneira, Órgãos de Comércio Exterior, Bancos de Desenvolvimento e Organismos como ALADI, MERCOSUL e nas Câmaras Setoriais, criadas pelo Governo Federal, com o objetivo do debate e encaminhamento de soluções para os problemas do complexo produtivo petroquímico-têxtil.

Em novembro de 1996, a ABRAFAS, juntamente com a CIFIM - Câmara da Indústria de Fibras Manufaturadas da Argentina e a AUFFISA - Associação Uruguaia de Fabricantes de Fibras Sintéticas e Artificiais, criaram o CAFFIM - Conselho das Associações de Fabricantes de Fibras Artificiais e Sintéticas do Mercosul.

As empresas que integram o quadro associativo da ABRAFAS, são responsáveis pela produção das chamadas fibras manufaturadas, mais conhecidas como fibras químicas que podem ser artificiais ou sintéticas.