Perfil

O setor de fibras e filamentos químicos, primeiro elo da cadeia produtiva têxtil brasileira, integra o chamado "complexo químico-têxtil" e se caracteriza como um setor industrial intensivo na utilização de capital e matéria-prima, atuando muito fortemente em pesquisa e desenvolvimento, o que lhe garante o embarque de tecnologia em seus produtos.


Este complexo industrial constitui o núcleo ao qual estão associados, além da indústria têxtil e de vestuário propriamente dita, segmentos de outros complexos como o agroindustrial, o automotivo, e as indústrias química e petroquímica. A dinâmica do setor é dada pelo mercado final e a indústria de confecções aparece como o seu maior consumidor isolado, embora, nos últimos anos, os produtos destinados ao uso doméstico e industrial venham ganhando relevância.


Desde o final da década de 60, são produzidas no Brasil praticamente todos os tipos de fibras sintéticas (poliamida, poliéster, elastoméricas e poliolefínicas), assim como artificiais (acetatos de celulose), que se caracterizam por serem originadas de processos produtivos que se utilizam de matérias-primas renováveis. Em todos os casos, podemos dizer que elas possuem um nível de qualidade comparável às disponíveis no mercado internacional.


A ABRAFAS está comprometida com as melhores práticas mundiais e diretrizes internacionais de ESG/ASG (Ambiente, Social e Governança), preparando de forma proativa o caminho para um negócio mais competitivo e sustentável, seja na prevenção de riscos ou na mitigação de impactos potenciais.


Acreditamos que as fibras e os filamentos artificiais e sintéticos são a solução para um mundo mais sustentável, seja por seus processos produtivos que adotam as melhores práticas de baixo impacto ambiental, seja pelas facilidades proporcionadas pelo easy care no tratamento das peças confeccionadas e pelas possibilidades cada vez maiores de reciclagem e tratamento de seus produtos pós-consumo.

Share by: